Notícias da UFSC
  • Resultado de pesquisa abre caminho para a cicloinclusão na UFSC

    Publicado em 17/06/2019 às 16:45

    Você deve ter notado o aumento da circulação de bicicletas e patinetes dentro da universidade nos últimos meses. A revitalização e criação de trajetos acessíveis para bicicletas foi realizada após o desenvolvimento de orientações para obras de mobilidade cicloviária pelo Departamento de Projetos de Arquitetura e Engenharia (DPAE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). As diretrizes foram baseadas em duas pesquisas feitas entre 2016 e 2017. Os principais pontos de análise serviram para a definição do perfil dos ciclistas da universidade. Analisou, também, a opinião desses usuários sobre os trajetos existentes e suas condições aqui na UFSC. O relatório final foi o primeiro passo para a criação de um plano de mobilidade acessível na UFSC.

    As reformas nos caminhos entre a Biblioteca Universitária (BU/UFSC) e o Restaurante Universitário (RU/UFSC) fazem parte do projeto Rotas Acessíveis, o principal projeto, até então, a utilizar essas diretrizes. O trecho 1, nome dado a esse trajeto, incluiu também os caminhos da Praça da Cidadania, em frente à Reitoria II e a calçada do Centro de Cultura e Eventos. Além da revitalização da infraestrutura existente, a ampliação e a padronização dos bicicletários, o projeto também sugere algumas diretrizes legais, como políticas de estacionamento e áreas com velocidade controlada dentro do campus.
    Continue a leitura » »


  • Inscrições abertas para 25 vagas de professor substituto

    Publicado em 17/06/2019 às 16:32

    A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) publicou edital para contratação de professor substituto para o ensino superior. São 25 vagas para atuação nos Departamentos da UFSC em Araranguá, Blumenau, Joinville e Florianópolis.

    As inscrições devem ser feitas de 17 a 19 de junho de 2019 e de 24 e 25 de junho, das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h30.

    Observação: Campus Araranguá e Blumenau: das 8h às 11h30 e das 13h às 17h.

    Mais informações no Edital 26/2019/DDP ou na página concursos.ufsc.br.


  • Exposição ‘Bordado Palavra’ é inaugurada no Espaço Estético do Colégio de Aplicação, nesta terça

    Publicado em 17/06/2019 às 15:39

    O Espaço Estético do Colégio de Aplicação da UFSC (CA) inaugura nesta terça-feira, dia 18 de junho,  a exposição “Bordado Palavra”, focada na produção de bordados confeccionados pelos participantes da Oficina Bordado Palavra. O projeto foi realizado em março deste ano pela Confraria Literária do Colégio de Aplicação. A exposição pode ser visitada das 7h30min às 18h30min, entre os dias 18 de junho e 11 de julho.

    A arte do bordado remonta aos tempos pré- históricos. Apresentando um caráter utilitarista e decorativo, por muito tempo esteve associada ao ambiente feminino e doméstico. Mais recentemente, no entanto, essa prática foi ressignificada, tornando-se um outro modo de expressão, de identidade e liberdade.

    Continue a leitura » »


  • CineBuñuel exibe La otra conquista nesta quarta, dia 19

    Publicado em 17/06/2019 às 15:38

    O projeto CineBuñuel transmitirá o longa-metragem La otra conquista, do diretor Salvador Carrasco. O evento ocorrerá na quarta-feira,  dia 19 de junho, às 19h, na Sala de Projeção no Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), 1º andar. A exibição é aberta ao público e com entrada franca. O filme apresenta áudio original e legendas em português. Após a transmissão, será proposto um bate-papo reflexivo acerca de alguns temas centrais tratados no filme.

    Sinopse

    México,1998 ‧ Cine independiente/Drama ‧ 1h50m

    Em 1520, o filho ilegítimo de Motezuma (Damián Delgado) se rebela contra o exército espanhol e a nova religião imposta ao povo mexicano.

    O quê? Exibição de La otra conquista
    Onde? Sala de Exibição, Bloco D, CCE
    Quando? 19 de junho, às 19h

    Mais informações no site ou na página do Facebook.


  • Núcleo Transdisciplinar de Meio Ambiente e Desenvolvimento promove conferência sobre aprendizagem social

    Publicado em 17/06/2019 às 15:00

    A conferência Colaboração transdisciplinar e aprendizagem social com e para experiências do Sul Global ocorre nesta quarta, dia 19, no miniauditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O evento será ministrado pela professora Juliana Merçon, atuante no Instituto de Investigações em Educação da Universidade Veracruzana (México), às 10h. A conferência é promovida pelo Núcleo Transdisciplinar de Meio Ambiente e Desenvolvimento (NMD) da UFSC e possui vagas limitadas à capacidade do local.

    Continue a leitura » »


  • Lançamento de livros da coleção ‘Reflexividades Indígenas’, nesta terça-feira, 18

    Publicado em 17/06/2019 às 14:59

    Nesta terça-feira, dia 18 de junho, ocorrerá o lançamento dos livros da coleção “Reflexividades Indígenas”, produzidos por alunos indígenas do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Amazonas  (PPGAS/UFAM) e a apresentação “Omeron. A Máquina do Conhecimento Tukano”, pelo professor da UFAM, Carlos Machado Dias Jr. O evento será realizado às 17h, na sala 110 do Bloco D do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da UFSC.


  • Vinícius Galant se apresenta no Projeto 12:30 nesta quarta

    Publicado em 17/06/2019 às 14:50

    Vinícius Galant. Foto: Lavínia Feck Monteiro

    Nesta quarta-feira, dia 19 de junho, quem comanda o palco do Projeto 12:30 é o cantor e compositor, natural de Florianópolis, Vinícius Galant. Sua identidade musical é influenciada pelo Indie e Pop Rock. Ele traz um repertório de músicas de seu novo álbum “Ilhado” no formato acústico, voz e violão. O evento é gratuito e aberto à comunidade, e acontece em frente do Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis, às 12h30.

    Algumas das referências de Vinícius são grandes nomes da música: The Beatles, Coldplay, Cidadão Quem e Humberto Gessinger. Durante sua trajetória na música, já participou de eventos e festivais, como o Jurerê Jazz Festival, o Sonafest, o Songbirds e na festa Indie Box. Fora do Brasil, se apresentou em Londres, Liverpool e no País de Gales.
    Continue a leitura » »


  • Palestra ‘Carro elétrico: o futuro no Brasil’, com presidente do Grupo SHC, dia 19

    Publicado em 17/06/2019 às 14:48

    O empresário e engenheiro eletrônico Sérgio Habib, presidente do Grupo SHC, representante da fabricante JAC Motors no Brasil, ministrará, na quarta-feira, dia 19 de junho, a palestra “Carro elétrico: o futuro no Brasil”, no auditório da Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A palestra,  promovida pela Fundação Stemmer para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (Feesc), Centro Tecnológico (CTC) e Laboratório de Orientação da Gênese Organizacional (LOGO) da UFSC e JAC Motors, é gratuita e ocorrerá a partir das 10h.

    O convidado falará sobre a forma com que a chegada dos carros elétricos muda o mercado de automóveis e a mobilidade das pessoas. Também mostrará o carro elétrico da JAC Motors, o iEV 40, que estará em demonstração e integra uma família de carros movidos a 100% de eletricidade que a JAC apresentará neste ano.

    * Com informações da Assessoria de Imprensa da Fundação Stemmer para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (Feesc)

     


  • Cineclube Rogério Sganzerla exibe ‘Sinfonia da Necrópole’, de Juliana Rojas, dia 18

    Publicado em 17/06/2019 às 14:45

    Cineclube Rogério Sganzerla exibe na terça-feira, dia 18 de junho, o filme “Sinfonia da Necrópole”, de Juliana Rojas. A mostra retrata o universo da classe-média paulistana, os temas partem do cotidiano, das relações das pessoas com a cidade, questões de trabalho e vida pessoal, e até mesmo dignidade. A exibição será no primeiro andar do bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), na Sala de Projeção, de número 211, às 19h.

    Continue a leitura » »


  • Segurança Institucional divulga acompanhamento das manifestações de 14 de junho

    Publicado em 17/06/2019 às 14:40

    A Secretaria de Segurança Institucional (SSI) da UFSC divulgou, nesta segunda-feira, 17 de junho, que não houve danos ao patrimônio público durante as manifestações do dia 14 de junho, última sexta-feira. Segundo a SSI, todos os incidentes foram acompanhados e atendidos imediatamente.

    O secretário da SSI, Leandro Oliveira, informou que as equipes acompanharam, desde a quinta-feira, 13 de junho, a movimentação dos estudantes que permaneceram em vigília no prédio da Reitoria. Leandro esclarece que permaneceram durante a noite na Reitoria cerca de 50 estudantes, em virtude da mobilização com transporte para o centro da cidade na manhã de sexta.

    “Não houve nenhum incidente durante a noite, ficamos monitorando. Por volta das 6h de sexta, a SSI abriu os portões como faz rotineiramente e em seguida o movimento efetuou o fechamento. Em cada acesso bloqueado permaneceram cerca de 30 alunos. Foram estendidas faixas, não houve pichações aos prédios públicos. Por volta das 10h, liberamos os acessos ao campus, e a Prefeitura Universitária recolheu os materiais do bloqueio. Mesmo com a restrição de entrada de veículos, havia acessos liberados a vários estacionamentos, no Centro de Ciências da Saúde, Biblioteca Universitária, entre outros, e o acesso de pedestres e ciclistas foi também liberado”, relata Leandro.

    Um incidente com o veículo de um professor estacionado próximo a um dos acessos bloqueados foi registrado e a foi atendido de forma imediata. A Universidade resgatou imagens de videomonitoramento e as encaminhou para as forças de segurança, para contribuir com as investigações. “Atuamos sempre em plena colaboração com a segurança pública, e nesse dia não foi diferente”, aponta o secretário.

     

    com informações da Secretaria de Segurança Institucional (SSI)


  • Secretário Estadual de Educação visita laboratório da UFSC Araranguá

    Publicado em 17/06/2019 às 14:37

     

    Foto: divulgação

    O secretário da Educação de Santa Catarina, Natalino Uggioni, visitou as instalações do Laboratório de Experimentação Remota (RExLab) em Araranguá, na tarde do último dia 12 de junho. O secretário estava acompanhado do coordenador das Regionais de Educação, Luís Eduardo Nunes, da Gerente Regional de Educação, Rosane Castelan, da supervisora de Gestão Escolar, Cleusa Maria Felisberto Tavares e integradora de Educação, Rosemere Macalossi. Na ocasião, eles foram recebidos pelos professores João Bosco da Mota Alves, Simone Meister Sommer Bilessimo, Juarez Bento da Silva e a equipe do RExLab.
    Continue a leitura » »


  • Inscrições abertas para o curso de capacitação em Inovação no Ensino Virtual

    Publicado em 17/06/2019 às 14:30

    O curso de capacitação Inovação no Ensino Virtual idealizado e produzido pelo Laboratório da Secretaria de Educação a Distância (labSEAD) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) inicia o período de matrículas nesta segunda. As inscrições ocorrem no Sistema Gestor de Capacitação (SGCA), entre os dias 17 de junho e 21 de julho. O curso será realizado na modalidade à distância autoinstrucional (sem acompanhamento de tutoria), utilizando Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (Moodle), espaço em que ocorre todo o estudo e as interações entre os estudantes e a instituição.

    O curso, será ofertado no período de 5 de agosto à 3 de setembro de 2019 pelo Programa de Formação Continuada (PROFOR) em parceria com a Secretaria de Educação a Distância (SEAD).  As aulas apresentaram informações relevantes sobre cultura digital e as novas formas de ensinar e aprender, para possibilitar melhorias na utilização de ferramentas voltadas para a educação presencial e a distância. A UFSC trabalha na perspectiva de regulamentar a oferta de disciplinas a distância em cursos de graduação presencial, até o limite de 40% da carga horária total do curso, de acordo com a Portaria nº 1.428, de 28 de dezembro de 2018 do Ministério da Educação (MEC).

    Inscrições no link.


  • UFSC não terá expediente nos dias 20 e 21 de junho

    Publicado em 17/06/2019 às 14:09

    Considerando o disposto na Portaria nº 442, de 27 de dezembro de 2018, do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão quanto ao ponto facultativo do dia 20 de junho, Corpus Christi, bem como no Calendário Acadêmico de 2019, que define o dia 21 de junho como dia não letivo, a UFSC informa que não haverá expediente nesse dia, exceto nos setores em que houver a prestação de serviços essenciais à comunidade.


  • DIVULGA UFSC – 17/06/2019 – Edição 1263

    Publicado em 17/06/2019 às 10:01

    Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    www.divulga.ufsc.br – 17/06/2019 – Edição 1263

     

    Divulga UFSC: participe da pesquisa para aprimoramento do informativo

    A Agência de Comunicação (Agecom/UFSC) está realizando uma pesquisa de avaliação do informativo Divulga UFSC. O formulário online tem por objetivo buscar subsídios para avaliação e aperfeiçoamento editorial a partir da percepção da própria comunidade universitária. Desde 2012 a equipe do Divulga UFSC encaminha diariamente notícias e informações sobre eventos para mais de 72 mil inscritos nas listas de e-mail. A newsletter é um dos principais meios de divulgação da UFSC. No processo de avaliação os participantes também podem sugerir opções de aprimoramento do informativo. A pesquisa está disponível no link até o dia 21 de junho. Continue a leitura>>.

    Ferramenta mapeia pontos de comercialização de produtos orgânicos e agroecológicos em Florianópolis

    O Laboratório de Comercialização da Agricultura Familiar (LACAF) da UFSC desenvolveu uma ferramenta para auxiliar na troca e acesso às informações sobre os circuitos curtos de comercialização (CCC) de produtos orgânicos/agroecológicos na Grande Florianópolis, o Mapa da Rede de Cidadania Agroalimentar – RCA. A plataforma foi desenvolvida visando estimular o acesso a este tipo de alimento a fim de fomentar um consumo baseado na democracia, justiça e soberania agroalimentar. Continue a leitura>>. Leia também: Semana do Meio Ambiente: ‘Nossa dieta está levando o planeta à ruína’   .

    Inscrições abertas para oficina de Orientação Pedagógica sobre ansiedade

    A oficina “Ansiedade frente aos estudos” busca fazer uma reflexão sobre quais aspectos estão relacionados a este sintoma e quais estratégias podem ser acionadas para trabalhar diante deste fenômeno. A atividade será realizada no dia 18 de junho, às 13h30, no SAPSI, sala de grupo 1 – CFH, Bloco D – 2º andar. Mais informações e inscrições pelo link.

    Curso de Verão em Propriedade Intelectual está com inscrições abertas

    As inscrições para o Curso de Verão OMPI-Brasil em Propriedade Intelectual (PI) vão até dia 21 de junho. O evento é organizado pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) em cooperação com o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) do Brasil, a Associação Brasileira da Propriedade Intelectual (ABPI) e a UFSC. O Curso será realizado entre os dias 15 e 25 de julho. As inscrições podem ser realizadas por meio deste link. Mais informações.

    USAC abre inscrições para cursos ministrados em inglês durante o período de recesso

    A USAC (University Studies Abroad Consortium) está com vagas abertas para discentes da UFSC cursarem disciplinas juntamente com alunos internacionais durante o período de recesso em julho de 2019. Para ingressar é necessário estar matriculado regularmente; ter nível avançado em listening e speaking na língua inglesa; e disponibilidade para participar de pelo menos 90% das aulas Os interessados nas disciplinas devem comparecer até dia 21 de junho no escritório da USAC (Sala 219, Bloco A do CCE), das 9h às 17h, de segunda a quinta-feira, para uma breve entrevista em inglês e realização da matrícula. Mais informações.

    UFSC celebra Dia Internacional do Yoga com aula aberta para toda a comunidade

    A UFSC celebrará o Dia Internacional do Yoga com uma aula gratuita e aberta a todos. O evento ocorre no dia 18 de junho, terça-feira, das 12h15 às 13h15, na Praça da Cidadania, em frente à Reitoria. Em caso de chuva, a aula será no hall da Reitoria. Haverá interpretação em libras. Praticantes de todos os níveis podem participar e, inclusive, quem nunca praticou yoga. A atividade, que é uma iniciativa do projeto de extensão Yoga no CFH em parceria com o Centro Iyengar Yoga Florianópolis. Mais informações.

    Segurança Jurídica na Gestão de Projetos de Inovação é tema de curso da Procuradoria Federal

    Realizado no dia 11 de junho, na UFSC, o curso “Aspectos Legais da Gestão de Projetos de Inovação na Administração Universitária”, ministrado pelo Procurador-Chefe da Procuradoria Federal junto à UFSC, Juliano Scherner Rossi. A iniciativa buscou capacitar profissionais que atuam na gestão de projetos de inovação na Administração Universitária, a fim de reduzir riscos jurídicos e reputacionais, de modo a promover a incorporação de conhecimentos e habilidades jurídicas nas estratégias e ações cotidianas.. Continue a leitura>>.

    Núcleo promove 5ª edição de formação sobre trabalho social com famílias

    Pelo quinto ano consecutivo, no dia 07 de junho, foi realizada a abertura da 5ª edição da “Formação Continuada de Profissionais das Políticas de Assistência Social e Saúde em Trabalho Social com Famílias” que, contou com autoridades do Centro Socioeconômico (CSE/UFSC) e Departamento de Serviço Social, para prestigiar a atividade de extensão que vem se consolidando no Núcleo de Pesquisa Interdisciplinar Sociedade, Família e Política Social (NISFAPS). Mais informações.

    Revista Esboços: histórias em contextos globais lança canal de podcasts

    A revista ‘Esboços: histórias em contextos globais’, editada pelo Programa de Pós-Graduação em História da UFSC, está completando 25 anos em 2019. Para marcar a data, foi lançado um canal de podcasts, que foi criado como um espaço para ampliar a compreensão sobre os artigos publicados na revista e levar os ouvintes aos bastidores da pesquisa realizada pelas principais vozes da História Global. O primeiro episódio conta com a participação de Maria Bernardete Ramos Flores, professora aposentada do Departamento de História da UFSC e idealizadora da Esboços, e pode ser acessado aqui. Continue a leitura>>.

    Projeto Fora do Circuito exibe ‘Eu vi o diabo’, nesta terça-feira

    ‘Eu vi o diabo’ (Coreia do Sul, 2010) é o próximo filme a ser exibido dentro do festival Fora da Razão, que é promovido pelo projeto Fora do Circuito. A sessão será realizada no dia 18 de junho, terça-feira, às 18h30, no Auditório Elke Hering da BU. O festival Fora da Razão é dedicado à irracionalidade e loucura do indivíduo ou da sociedade. Os filmes com essa temática serão exibidos até o dia 2 de julho, a cada duas terças-feiras. Mais informações.

    Cine UFSC exibe Submergence nesta segunda-feira

    O filme Submergence, de Win Wenders, será exibido na programação do Projeto Cine UFSC, nesta segunda-feira, dia 17/6, às 19h, na s ala de Projeção (108), 1º andar do Bloco D do CCE/UFSC. Mais informações no facebook  ou pelo e-mail .

    Acompanhe outras notícias da UFSC
    noticias.ufsc.br

    Confira a programação da TV UFSC
    tv.ufsc.br

    Siga a UFSC nas redes sociais
    Facebook
    TwitterFacebook

     


    Contatos com a produção deste informativo:
    Coordenadoria de Comunicação Organizacional e Novas Mídias – Agecom

    Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
    Campus Reitor João David Ferreira Lima. Trindade. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.
    / +55 (48) 3721-2824 / 3721-2825
    Acesse nossa Política Editorial
    Para deixar de receber nossos boletins, clique aqui.

     

     


  • Jornadas Acadêmicas na UFSC debate ‘A nova rota da seda: perspectivas brasileiras e chinesas’

    Publicado em 17/06/2019 às 9:07

    A Secretaria de Relações internacionais (Sinter), o Programa de Pós-graduação em Relações internacionais (PPGRI) e o Programa de Pós-graduação em Sociologia Política (PPGSP) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) organizam, nos dias 27 e 28 de junho, as Jornadas Acadêmicas sobre o tema “A nova rota da seda: perspectivas brasileiras e chinesas”. O evento contará com a participação de um representante da embaixada da China no Brasil Song Yang, do professor Miao Ji, do Institute of Asian Studies, Trilateral Cooperation Studies Center, China Foreign Affairs University, e de importantes especialistas nos estudos que envolvem relações entre Brasil e China no país.

    Conforme o professor do Departamento de Sociologia e Ciência Política da UFSC, Raúl Burgos, dentre os diversos objetivos do evento, cinco merecem destaque especial:
    1) criação e institucionalização de um núcleo interdisciplinar de estudos avançados na China;
    2) mapear, aproximar e incentivar estudantes e pesquisadores interessados no tema no âmbito da UFSC;
    3) sistematização das experiências existentes e do processo de formalização e das relações por meio de convênios e parcerias;
    4) verificar a possibilidade de criar as condições para instalação do Instituto Confúcio, máxima instituição de propagação da cultura e da língua chinesa, que já está instalado em outras universidades brasileiras;
    5) promover o debate com a participação de autoridades no tema “A nova rota da seda”.

    Confira a programação:

    A articulação das atividades visa a promoção dos estudos, divulgação e produção de conhecimentos sobre a China na UFSC e suas relações com o Brasil. “As diversas experiências de diferentes áreas do conhecimento relacionadas a China na UFSC serão incorporadas e compiladas”, destacou Burgos. Para Fábio Antonio Xavier, professor do Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC, essa sistematização das experiências existentes pode gerar resultados significativos. “A consolidação do núcleo de estudos avançados sobre a China na UFSC pode potencializar a cooperação e estreitamento das relações das diferentes áreas do conhecimento”, ressaltou.

    Vladimir Pomar, consultor de relações institucionais com a China, que estará na mesa “Nova rota da seda: Perspectivas brasileiras e chinesas em diálogo”, evidenciou a importância do debate e da participação no evento. “Procuramos criar um espaço para estimular os estudantes de graduação e pós-graduação e despertar o interesse sobre potenciais estudos sobre a China na UFSC”, afirmou.  Para Pomar, o evento poderá possibilitar estudos e intercâmbios com universidades e instituições da China e promover o interesse sobre a cultura e língua chinesas que poderão se consolidar com a articulação junto ao Instituto Confúcio do Brasil.

     

    Ricardo Torres / Agecom / UFSC


  • Divulga UFSC: participe da pesquisa para aprimoramento do informativo

    Publicado em 17/06/2019 às 9:00

     

    Está no ar a pesquisa de avaliação 2019 do Divulga UFSC. O formulário online tem por objetivo buscar subsídios para avaliar e aperfeiçoar o informativo a partir da percepção da própria comunidade universitária.

    Desde 2012 o Divulga UFSC encaminha por e-mail diariamente notícias e informes sobre eventos para mais de 70 mil inscritos. A newsletter é um dos principais meios de divulgação da Universidade Federal de Santa Catarina e no processo de avaliação os participantes também podem sugerir opções de aprimoramento do informativo. A pesquisa estará disponível até o dia 21 de junho.

    Participe!

    Pesquisa de avaliação 2019 Divulga UFSC


  • UFSC celebra Dia Internacional do Yoga com aula aberta a todos nesta terça

    Publicado em 17/06/2019 às 8:35

    A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) celebrará o Dia Internacional do Yoga com uma aula gratuita e aberta a todos. O evento ocorre no dia 18 de junho, terça-feira, das 12h15 às 13h15, na Praça da Cidadania, em frente à Reitoria. Em caso de chuva, a aula será no hall da Reitoria. Haverá interpretação em libras.

    Praticantes de todos os níveis podem participar e, inclusive, quem nunca praticou yoga. A atividade, que é uma iniciativa do projeto de extensão Yoga no CFH em parceria com o Centro Iyengar Yoga Florianópolis, tem o objetivo de proporcionar à comunidade interna e externa uma oportunidade de praticar e conhecer os benefícios do yoga.

    A aula será ministrada por Camila de Lucca, professora do Centro Iyengar Yoga Florianópolis e formada em Educação Física pela UFSC. Para participar, não é preciso fazer inscrição, basta chegar no horário da aula e, se possível, levar um tapetinho de yoga, toalha ou canga.

    Mais informações na página do evento no Facebook.


  • Semana do Meio Ambiente: ‘Nossa dieta está levando o planeta à ruína’

    Publicado em 15/06/2019 às 19:15

    As notícias são alarmantes. Publicadas diariamente, por toda parte, soam quase em uníssono. Se olharmos apenas para os veículos brasileiros, nos deparamos com as seguintes manchetes nos últimos dias: “Mudanças climáticas serão uma tragédia para o mundo” (O Globo); “Mudanças climáticas podem acabar com a civilização até 2050” (Revista Galileu); “Mudanças climáticas vão gerar prejuízo de US$ 1 tri para grandes empresas” (Revista Exame); “Mudanças climáticas já provocam danos sérios à saúde humana” (G1). As matérias reportam as mais recentes constatações científicas, que urgem por demonstrar a relevância do tema nas diversas áreas: política, economia, direitos humanos etc. O jornal britânico The Guardian, inclusive, acaba de propor uma nova terminologia, mais adequada ao fenômeno em questão: no lugar de mudanças climáticas, sugere crise climática, emergência climática ou colapso climático.

    O planeta já passou por diferentes eras geológicas decorrentes de alterações na temperatura, entretanto, o que vivemos agora é inédito. As atividades humanas ao longo dos últimos séculos – e muito mais nas últimas décadas – têm modificado o clima da Terra com tal intensidade, extensão e rapidez que cientistas dizem que já entramos em uma nova era, o Antropoceno. Entre as atividades mais prejudiciais aos ecossistemas está toda a cadeia produtiva que envolve nossa alimentação baseada em produtos de origem animal. A Organização das Nações Unidas (ONU) tem recomendado a mudança para uma dieta sem carnes e laticínios como forma de reduzir o aquecimento global. Um relatório apresentado em 2010 afirmava que “alimentos de origem animal, tanto carnes quanto laticínios, requerem mais recursos e causam mais emissões do que alternativas à base de vegetais.”

    Foto: Henrique Almeida/Agecom/UFSC.

    O impacto da agropecuária no meio ambiente foi um dos temas debatidos durante a Semana do Meio Ambiente, realizada de 3 a 7 de junho na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Com o auditório da reitoria completamente lotado, Sônia T. Felipe, professora de Filosofia aposentada pela UFSC, iniciou sua palestra de forma categórica. “Há mais de 70 anos estamos levando o planeta à ruína por conta da produção de alimentos para servir os animais, que serão depois servidos no prato de metade da população humana no mundo. Isso porque a outra metade não come regularmente carnes, queijos ou ovos.” Ao longo dos 50 minutos seguintes ela prendeu a atenção do público apresentando dados que revelam uma realidade sobre a qual pouco se pensa.
    Continue a leitura » »


  • Orientações da Administração Central quanto à paralisação do transporte coletivo da Capital

    Publicado em 13/06/2019 às 16:59

    A Administração Central da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em decorrência da paralisação no transporte público anunciada para esta sexta-feira, 14 de junho, informa que estão mantidas as aulas e demais atividades em todas as unidades de Florianópolis. No entanto, recomenda que se evite aplicar avaliações enquanto durar o movimento. A Reitoria fará o monitoramento da paralisação no transporte público da Capital. Novas informações serão divulgadas oportunamente.


  • Serviços da UFSC paralisados nesta sexta-feira, 14 de junho

    Publicado em 13/06/2019 às 16:49

    Em virtude da greve geral contra a Reforma da Previdência, prevista para esta sexta-feira, 14 de junho, confira os setores da UFSC que terão o atendimento total ou parcialmente paralisado.

    Restaurante Universitário

    O RU, campus Florianópolis, bairro Trindade, não abrirá nos dias 14, 15 e 16 de junho, devido a realização de reparos na rede hidráulica. A alimentação será servida no Restaurante Universitário do CCA, bairro Itacorubi.

    Biblioteca Universitária

    A BU irá divulgar em sua página, nesta sexta-feira, informe oficial sobre o seu atendimento ao público, conforme a adesão dos servidores e terceirizados. A mesma regra será aplicada às bibliotecas do sistema.

    Ouvidoria

    A Ouvidoria da UFSC não prestará atendimento externo neste dia.

    Núcleo de Desenvolvimento Infantil

    O NDI, que atende às crianças na faixa etária de 0 a 5 anos e 11 meses, não prestará atendimento nesta sexta-feira.

    Colégio de Aplicação

    O CA, que abrange os ensinos fundamental e médio, estará aberto à comunidade. Nos casos pontuais já entrou em contato com as famílias para avisar dos serviços que não serão prestados nesta sexta-feira.


  • Ferramenta mapeia pontos de comercialização de produtos orgânicos e agroecológicos em Florianópolis

    Publicado em 13/06/2019 às 15:26

    O Laboratório de Comercialização da Agricultura Familiar (LACAF) da UFSC desenvolveu uma ferramenta para auxiliar na troca e acesso às informações sobre os circuitos curtos de comercialização (CCC) de produtos orgânicos/agroecológicos na Grande Florianópolis, o Mapa da Rede de Cidadania Agroalimentar – RCA. A plataforma foi desenvolvida visando estimular o acesso a este tipo de alimento a fim de fomentar um consumo baseado na democracia, justiça e soberania agroalimentar.

    O mapeamento partiu de iniciativas de CCC de orgânicos/agroecológicos, identificando também os respectivos produtores. Para constar no mapa, os produtores precisam atender aos requisitos de conter no mínimo 3 estabelecimentos agropecuários envolvidos na produção e/ou venda direta e apresentar uma distância máxima de 250 km entre produção e consumo. O mapa será atualizado bimestralmente no site do LACAF.

    Acesse aqui o Mapa da Rede de Cidadania Agroalimentar – RCA. Mais informações pelo e-mail

     


  • Laboratório de Moluscos Marinhos comercializa excedentes de sementes de ostras do pacífico

    Publicado em 13/06/2019 às 14:43

    O Laboratório de Moluscos Marinhos (LMM), que integra o Departamento de Aquicultura do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UFSC, comunica a disponibilidade de sementes de ostras do pacífico excedentes produzidas por sua unidade de pesquisa, extensão e ensino, situada  na Estação de Maricultura Prof. Elpídio Beltrame, na Servidão dos Coroas, 503 (Barra da Lagoa).

    Em atendimento a Portaria Normativa No 68/2016/GR, de 23 de fevereiro, que regulamenta essa atividade no âmbito da UFSC, torna pública a comercialização de excedente que não foi aproveitado pelas unidades universitárias.

    Está disponível para venda um lote de 667 mil sementes diploides de ostras do pacífico ao valor de R$ 23,00 o milheiro. O valor do milheiro é baseado no histórico de custos do LMM e no preço praticado por laboratório privado em Santa Catarina.

    Mais informações na página do LMM, pelo e-mail  ou telefone (48) 3721-2709


  • Semana UFSC – 17 a 21 de junho de 2019

    Publicado em 13/06/2019 às 12:58

    Se você não consegue visualizar esta mensagem, clique aqui e leia o semana UFSC no site.

    Semana UFSC

    Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    www.semana.ufsc.br | De 17 a 21 de Junho de 2019

    AVISOS

    UFSC suspende programas de mobilidade internacional após contingenciamento financeiro

    A UFSC, por meio da Secretaria de Relações Internacionais (Sinter/UFSC), emitiu comunicado nesta terça-feira, 11 de junho, com a informação de suspensão dos seguintes programas de mobilidade acadêmica internacional: Escala Docente, Grado, Posgrado e Gestores y Administradores da Associação de Universidades Grupo Montevideo (AUGM), e os Programas BRACOL e BRAMEX do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB), tanto na modalidade Outgoing quanto Incoming. A suspensão se deve em virtude do contingenciamento de gastos e bloqueio dos recursos financeiros por parte do governo federal, e será por tempo indeterminado. Mais informações. Leia aqui a nota na íntegra.

    Superbactérias é assunto do quarto episódio do podcast UFSC Ciência

    Microorganismos super resistentes é o tema discutido no quarto episódio do podcast UFSC Ciência. A professora Thaís Sincero, do Departamento de Análises Clínicas da UFSC e o pesquisador Carlos Zarate Blades, do Departamento Microbiologia, Imunologia e Parasitologia explicam o surgimento e circulação desses organismos, além da ligação entre a criação de animais e a pesquisa hospitalar de bactérias. O UFSC Ciência é uma produção da Agência de Comunicação da UFSC, gravado no Laboratório de Radiojornalismo da UFSC e editado no Laboratório de Gravação e Edição de Som do Centro de Comunicação e Expressão da UFSC. Ouça o podcast pelo link. Mais informações na página UFSC Ciência.

    USAC abre inscrições para cursos ministrados em inglês durante o período de recesso

    A USAC (University studies abroad consortium) está com vagas abertas para discentes da UFSC ou UDESC cursarem disciplinas juntamente com alunos internacionais durante o período de recesso em julho de 2019. Para ingressar é necessário estar matriculado regularmente como discente na UFSC ou UDESC; ter nível avançado em listening e speaking na língua inglesa e disponibilidade para participar de pelo menos 90% das aulas Os interessados nas disciplinas devem comparecer até dia 21 de junho no escritório da USAC (Sala 219, Bloco A do CCE), das 9h às 17h, de segunda a quinta-feira, para uma breve entrevista em inglês e realização da matrícula. Mais informações.

    DIA A DIA

    17 de junho, segunda-feira

    • Psicologia Educacional promove atividades sobre desempenho acadêmico

    A Psicologia Educacional (PRAE/UFSC) promove a atividade “Grupo de Autogerenciamento do Desempenho Acadêmico”. O encontro tem como objetivo evidenciar os recursos disponíveis, desenvolver e compartilhar estratégias para uma relação saudável do estudante com a atividade acadêmica. Serão utilizadas dinâmicas participativas e reflexivas nos dias 17 e 24 de junho, às 17h às 18h30 , na Psicologia Educacional da PRAE, prédio da Reitoria I, piso térreo, final do corredor, após a porta de vidro, à direita. Inscrições pelo formulário. Mais informações pelo e-mail .

    • Projeto ‘Neurociência, Cinema e Literatura’ promove a exibição e debate do filme ‘A Ilha do Medo’

    A sessão comentada do filme ‘A Ilha do Medo’ será realizada às 18h30, no Auditório Elke Hering, Biblioteca Central. O projeto de extensão ‘Neurociência, Cinema e Literatura’ promove também debate com os convidados: Priscila de Azambuja Tagliari, advogada e professora da UNISUL, e Manssur Cassias Pereira, psiquiatra do Instituto de Psiquiatria. Saiba mais.

    18 de junho, terça-feira

    • UFSC celebra Dia Internacional do Yoga com aula aberta

    A UFSC celebrará o Dia Internacional do Yoga com uma aula gratuita e aberta a todos. O evento ocorre das 12h15 às 13h15, na Praça da Cidadania, em frente à Reitoria. Em caso de chuva, a aula será no hall da Reitoria. Haverá interpretação em libras. Praticantes de todos os níveis podem participar e, inclusive, quem nunca praticou yoga. A atividade é uma iniciativa do projeto de extensão Yoga no CFH em parceria com o Centro Iyengar Yoga Florianópolis. Saiba mais.

    • Inscrições abertas para oficina de Orientação Pedagógica sobre ansiedade

    A oficina “Ansiedade frente aos estudos” busca fazer uma reflexão sobre quais aspectos estão relacionados a este sintoma e quais estratégias podem ser acionadas para trabalhar diante deste fenômeno. A atividade será realizada às 13h30, no SAPSI, sala de grupo 1 – CFH, Bloco D – 2º andar. Mais informações e inscrições pelo link.

    • Projeto Fora do Circuito exibe ‘Eu vi o diabo’

    ‘Eu vi o diabo’ (Coreia do Sul, 2010) é o próximo filme a ser exibido dentro do festival Fora da Razão, que é promovido pelo projeto Fora do Circuito. A sessão será realizada às 18h30, no Auditório Elke Hering da BU. O festival Fora da Razão é dedicado à irracionalidade e loucura do indivíduo ou da sociedade.Os filmes com essa temática serão exibidos até o dia 2 de julho, a cada duas terças-feiras. Saiba mais.

    19 de junho, quarta-feira

    • ‘O pardo, racismo e ações afirmativas’ é tema de debate

    A Secretaria de Ações Afirmativas e Diversidades (Saad/UFSC) promove o debate “O pardo, racismo e ações afirmativas”. O evento ocorre às 16h, no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH/UFSC). O debate terá a participação de Verônica Toste Daflon, professora de Sociologia da Universidade Federal Fluminense (UFF); e Bianca Santana, jornalista e colunista da Revista Cult. Saiba mais.

    • Abertas as inscrições para Mestrado no Programa de Ciências Fisiológicas

    A Coordenação Local do Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Ciências Fisiológicas (PPGMCF/CCB/UFSC) divulga edital para seleção de candidatos no Mestrado para ingresso no segundo semestre de 2019. As inscrições podem ser feitas até dia 19 de junho no link. Saiba mais.

    20 de junho, quinta-feira

    • Dia não letivo – Corpus Christi

    21 de junho, sexta-feira

    • Dia não letivo

    EVENTOS FUTUROS

    Junho

    • IV SBEDR – Seminário Brasileiro de Escrita Dramática
      Na UFSC, de 24 a 26 de junho. Saiba mais.
    • I Colóquio Internacional de Educação Especial e Inclusão Escola
      Na UFSC, de 25 a 27 de junho. Saiba mais.

    Julho

    • Beatles pela vida
      No CIC, em 11 de julho. Saiba mais.
    • III Curso Promovendo e Incentivando a Amamentação
      Na UFSC, de 13 a 15 de julho. Saiba mais.
    Acompanhe outras notícias da UFSC
    www.noticias.ufsc.br

     

    Confira a programação da TV UFSC
    www.tv.ufsc.br

     

    Siga a UFSC nas redes sociais

    Twitter
    FacebookGoogle+

     

     


    Contatos com a produção deste informativo:
    Coordenadoria de Comunicação Organizacional e Novas Mídias da Agecom
    Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
    Campus Reitor João David Ferreira Lima. Trindade. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.
    +55 (48) 3721-2824 / 3721-2825
    Acesse nossa Política Editorial
    Para deixar de receber este informativo, clique aqui.

     


  • Centro Acadêmico de Ciência da Informação promove palestras nesta quinta, 13

    Publicado em 13/06/2019 às 12:33

    O evento ‘CINF Talks’, organizado pelo Centro Acadêmico do Curso de Ciência da Informação (CACINF), ocorrerá na noite desta quinta-feira, dia 13 de junho, das 19 às 21h30, no auditório do anexo E,  Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH/UFSC). A atividade contará com palestras profissionais voltadas aos estudantes dos cursos de Ciência da Informação, Sistemas da Informação, Administração e demais interessados em inovação e utilização de dados na tecnologia.

    Os palestrantes:

    Das 19 às 20h – Consultor de inovação Leonardo Vitor Redondo, doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Fernando Pessoa (Portugal), professor dos cursos de Administração, Marketing e Sistemas da Informação da faculdade CESUSC e especialista em inovação, startupsdesign thinking, inteligência competitiva e metodologias ágeis. 

    Das 20 às 21h20 – Desenvolvedor de Software Mário Sérgio Queiroz, presidente da Associação Python Brasil, atual program Manager do Open Knowledge Brasil, voluntário na Operação Serenata de Amor e entusiasta de dados e empoderamento de jovens e mulheres na tecnologia.

    O ‘CINF Talks’ é gratuito, sem necessidade de inscrição público e o convite é aberto à todos os públicos internos e externos da UFSC.

     

    Mais informações:

    https://www.facebook.com/events/2274810952610135/

     


  • Núcleo promove 5ª edição de formação sobre trabalho social com famílias

    Publicado em 13/06/2019 às 11:49

    Pelo quinto ano consecutivo, no dia 07 de junho, foi realizada a abertura da 5ª edição da “Formação Continuada de Profissionais das Políticas de Assistência Social e Saúde em Trabalho Social com Famílias” que, contou com autoridades do Centro Socioeconômico (CSE/UFSC) e Departamento de Serviço Social, para prestigiar a atividade de extensão que vem se consolidando no Núcleo de Pesquisa Interdisciplinar Sociedade, Família e Política Social (NISFAPS).

    A aula inaugural ocorreu no dia 07 de junho. Foto: Divulgação

    Após a mesa de abertura, que contou com a participação de Irineu Manuel de Souza, Diretor do CSE,  Jaime Hillesheim, Chefe do Departamento do Serviço Social,  Valdir Alvim da Silva, Coordenador de Extensão do Centro Socioeconômico, Michelly Laurita Wiese, Coordenadora do NISFAPS e Edilane Bertelli, Coordenadora do Projeto de Extensão, foi proferida a aula inaugural pela professora Regina Célia Tamaso Mioto com o tema: “Família, Trabalho Social com Famílias e Políticas Públicas”.

    Esta edição recebeu 184 inscrições, sendo selecionados 48 profissionais entre assistentes sociais, psicólogos e pedagogos que, atuam nos serviços do setor governamental e não governamental de Proteção Social Básica e de Proteção Social Especial da política de Assistência Social e profissionais dos serviços de Atenção Básica da Política de Saúde.

    Os municípios contemplados foram: Rancho Queimado, Taió, Major Gercino, Biguaçu, Palhoça, Imbituba, Içara, São José, Florianópolis, Canelinha, Anitápolis, Orleans, Angelina, Itajaí e Santo Amaro da Imperatriz. Desta forma, este ano o NISFAPS ampliou seu campo de abrangência e incluiu municípios que não somente a Grande Florianópolis.

    Em tempos de regressão do Estado democrático de direito e consequentemente das políticas públicas, espaços de reflexão e construção coletiva de ações e estratégias de enfrentamento as expressões da questão social, se fazem urgentes e imprescindíveis e, faze-las no espaço da universidade pública, gratuita e socialmente referenciada é hoje também um ato de resistência frente ao desmonte da educação brasileira.



Basketball cheap yeti cups Womens Sport Shoes Online Shop Kevin Durant Shoes For Sale free sex movie xxx video cheap fjallraven backpack zamalek, fans Video porno fantasy football