Notícias da UFSC
  • Neste verão, reduza o seu consumo de energia elétrica

    Publicado em 17/01/2019 às 10:41

    A UFSC, desde 2016, desenvolve a campanha “Reduzir o Consumo é Transformar o Mundo”, por meio do Programa UFSC Sustentável. A campanha tem por objetivo fomentar a economia de recursos como energia, água, copos plásticos, materiais de expediente, entre outros.

    Um dos principais eixos da campanha é a redução no consumo de energia elétrica, tendo em vista os significativos custos ambientais e econômicos ligados à energia. A Universidade gasta anualmente cerca de 18 milhões com energia elétrica e consome 31.205.492 KwH, equivalente a uma cidade de aproximadamente 40.000 habitantes. De acordo com o seu Plano de Logística Sustentável (PLS), o consumo de energia deve ser reduzido em 5% por m² construído.

    Uma das principais formas de atingir essa meta é através da redução do desperdício, que segundo pesquisas, representa 40% do consumo de prédios públicos.
    Continue a leitura » »


  • Curso de Verão: pesquisa polar com seres humanos na Antártica e no Ártico

    Publicado em 16/01/2019 às 7:54

    O laboratório Fator Humano (LabFH), grupo de pesquisa e formação de pesquisadores e profissionais na área da Psicologia, vinculado ao Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina (CFH/UFSC), oferece o “I Curso de Verão em pesquisa polar com seres humanos: Antártica e Ártico”. O evento será realizado do dia 18 de fevereiro ao dia 22 do mesmo mês, das 8h às 18h, no auditório do CFH.

    Coordenado pelos professores do Departamento de Psicologia da UFSC, Hélder Lima Gusso e Roberto Moraes Cruz, o curso tem como objetivo principal discutir questões metodológicas e perspectivas de pesquisa com seres humanos na Antártica e no Ártico. As inscrições são gratuitas para estudantes e docentes com interesse na área e estão abertas até o dia 5 de fevereiro, ou enquanto houver vaga. Aos participantes com frequência de 75% ou mais, será ofertado certificado de 40 horas. A programação completa do evento pode ser conferida aqui.

    As inscrições podem ser realizadas pelo site. Mais informações na página oficial do evento no Facebook, ou pelo e-mail


  • Laboratório de Moluscos Marinhos disponibiliza 1.970.000 sementes de ostras do pacífico

    Publicado em 15/01/2019 às 11:43

    O Laboratório de Moluscos Marinhos (LMM) do Departamento de Aquicultura do Centro de Ciências Agrárias (CCA/UFSC) comunica a disponibilidade de sementes de ostras do pacífico, excedentes produzidas por sua unidade de pesquisa, extensão e ensino, situado na Estação de Maricultura Prof. Elpídio Beltrame, na Servidão dos Coroas, 503 (Barra da Lagoa).

    Encontra-se disponível para venda um lote de 1.970.000 sementes diploides de ostras do pacífico ao valor de R$ 23,00 o milheiro. O valor do milheiro é baseado no histórico de custos do Laboratório de Moluscos Marinhos e no preço praticado por laboratório privado em Santa Catarina.

    Em atendimento a Portaria Normativa No 68/2016/GR, de 23 de fevereiro, que regulamenta essa atividade no âmbito da UFSC, torna pública, então, a oferta para comercialização do excedente que não foram aproveitados pelas unidades universitárias.

    Informações por meio dos contatos  e (48) 3721-2709.

     


  • UFSC na mídia: Estado de S.Paulo publica resenha de peça traduzida por aluna da UFSC

    Publicado em 14/01/2019 às 13:06

    No sábado, dia 12 de janeiro, o jornal O Estado de S.Paulo publicou uma resenha de autoria do poeta e ensaísta Sérgio Medeiros sobre “A Armadilha de Medusa”, peça de Erik Satie traduzida pela primeira vez no Brasil pela estudante de doutorado da Pós-graduação em Estudos da Tradução da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGET/UFSC), Marina Bento Veshagem. 

    A tradução, lançada em novembro durante o III Seminário de Escrita Dramática, no Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da UFSC, tornou acessível uma obra de grande relevância no cenário do século XX, considerada precursora do teatro dadaísta, do surrealismo e do teatro do absurdo.

    Confira a resenha completa a seguir ou por meio do endereço eletrônico https://alias.estadao.com.br/noticias/geral,peca-do-musico-erik-satie-e-traduzida-pela-primeira-vez-no-brasil,70002674843.

     

    Peça do músico Erik Satie é traduzida pela primeira vez no Brasil
    Autor de ‘A Armadilha de Medusa’ foi considerado um precursor do dadaísmo e do surrealismo

    Sérgio Medeiros*, Especial para o Estado
    12 Janeiro 2019 | 16h00

    Encenação da peça ‘A Armadilha de Medusa’, de Erik Satie, na Alemanha Foto: SONORE WANDBEHÄNG. Disponível em https://alias.estadao.com.br/noticias/geral,peca-do-musico-erik-satie-e-traduzida-pela-primeira-vez-no-brasil,70002674843.

    Grande intérprete da obra para piano de Erik Satie (1866-1925), Jean-Pierre Armengaud, também renomado musicólogo, dedicou um estudo de fôlego ao conjunto das criações musicais desse irreverente mestre francês, que realizou uma das mais significativas revoluções estéticas do século 20, tendo influenciado, entre outros compositores, John Cage e Gilberto Mendes, que viram nele um precursor do dadaísmo e do surrealismo. Sobre a “comédia lírica em um ato do Sr. Erik Satie com música de dança do mesmo senhor”, que acaba de ser publicada no Brasil sob o título A Armadilha de Medusa, em tradução de Marina Bento Veshagem, pesquisadora do programa de pós-graduação em estudos da tradução da UFSC, Armengaud afirmou que se tratava de um “objeto” aparentemente inclassificável, o qual ele próprio não conseguiria definir.

    Continue a leitura » »


  • Curso de Verão: Observatório de Justiça Ecológica oferece curso em Direitos Animais

    Publicado em 14/01/2019 às 12:58

    O projeto Observatório de Justiça Ecológica (OJE), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGD/UFSC), promove o “Curso de Verão em Direitos dos Animais”, com o objetivo de dar oportunidade de aperfeiçoamento a profissionais da área jurídica e/ou atuantes em organizações de proteção animal. O curso será realizado entre os dias 25 e 28 de fevereiro, das 10h às 12h e das 14h às 17h, no auditório do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ).

    O curso será ministrado por professores e pesquisadores atuantes na área, com aulas expositivas e dialogadas que objetivam estimular os participantes a desenvolverem habilidades na área jurídica através da análise de casos e doutrina sobre o tema. Desde 2013 a UFSC conta com a disciplina optativa de Direitos Animais. No próximo semestre, a disciplina não será ofertada no curso de Direito, mas os interessados no tema poderão aproveitar a oportunidade do curso de extensão.

    As inscrições podem ser realizadas enviando um e-mail ao endereço , que deve ter como assunto curso de verão e conter o nome completo e CPF do participante. A programação completa do evento pode ser consultada no site.


  • Vestibular 2019: cerimônia dá boas-vindas aos novos estudantes da UFSC

    Publicado em 11/01/2019 às 12:30

    Os novos calouros se entreolham, ansiosos para finalmente descobrirem a sua posição na lista de aprovados. Todo o som do ambiente é produzido pelos pais e professores que rodeiam os filhos e alunos em clima de festa. A cerimônia para revelar a lista com os aprovados no Vestibular 2019 da UFSC começaria em alguns minutos, mas antes disso os dez primeiros colocados, convidados pela Reitoria, receberiam seus parabéns das autoridades da universidade.

    Quarto colocado no vestibular, Eduardo Augusto Pereira Fischer.

    Eduardo Augusto Fischer, de apenas 17 anos, foi o quarto colocado no Vestibular para o curso de Medicina. Recém formado no ensino médio, o calouro tinha uma rotina intensa de estudos desde o primeiro ano, quando fez o primeiro vestibular. “Eu praticava com vestibulares reais para me habituar às provas”, comenta com um sorriso calmo. Com a ajuda da irmã mais velha, Ana Carolina Fischer, também estudante de Medicina, ele praticava com provas aplicadas nos anos anteriores na UFSC. “Eu o ajudei com o que senti que faltou na minha época de vestibular”, conta a irmã, orgulhosa com resultado. Natural de Guaramirim, Eduardo escolheu a Universidade por acreditar na qualidade de ensino da instituição e pela proximidade com sua cidade natal, que facilitaria o processo de mudança.

    Décimo colocado na classificação geral do vestibular, Leonardo Cechinel Carlos.

    “Ele ali passou direto do ensino médio, imagina só”, Leonardo Cechinel Carlos aponta para o Eduardo, incrédulo. Vindo do outro lado do estado, Leonardo passou por um período maior de estudos. Saltar direto do ensino médio para a universidade não é a regra para todos. Antes da aprovação, ele fez cursinho durante três anos e não se arrepende da trajetória. “Eu acho que amadureci bastante nesse tempo, até para poder aproveitar melhor a universidade” afirma o estudante ansioso para finalmente começar as aulas. Agora com 20 anos, o calouro de Medicina que ficou em décimo lugar pretende seguir na área de pesquisa, motivo principal por ter escolhido a UFSC, com um bom histórico nesse campo.

    Primeiro colocado da classificação geral do Vestibular, Jordão Luiz Moratelli Junior.

    O primeiro lugar do Vestibular 2019 também foi para Medicina, assim como nos anos anteriores. Calouro pela segunda vez, Jordão Luiz Moratelli Junior, diferente dos outros aprovados, já estava em uma graduação e havia cursado alguns semestres de Engenharia Mecânica na UFSC. Interrompeu os estudos no ano passado para poder prestar vestibular mais uma vez e acabou em primeiro lugar, brinca. “É sempre bom ter um plano B”, sugere com tranquilidade, enquanto várias câmeras e microfones estavam voltados na sua direção. Sobre sua rotina de estudos, a qual todos estavam ansiosos para saber, Jordão não tem muitos segredos para compartilhar; estudava quando sentia necessidade, sem muita pressão: “Às vezes eu estudava o dia inteiro, outros dias eu não lia quase nada”.

    João Vitor Gonçalves sabia que não estava entre os dez primeiros, mas veio acompanhar na UFSC a cerimônia como todos os outros. Com um sorriso tímido, conta que tem quase certeza da aprovação. “Eu calculei os acertos com o gabarito oficial, e acho que fiquei acima da média. Eu espero!” Recém formado no ensino médio na rede pública de ensino pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), aqui em Florianópolis, João prestou vestibular para Engenharia Mecânica. Minutos depois, seus cálculos foram confirmados com o lançamento oficial da lista de aprovados.

    O ano letivo será iniciado em poucos meses, mas para os aprovados na primeira lista a experiência universitária já começou. A integração com os colegas mais velhos, seja por rede social ou presencialmente, é apenas o início da trajetória na universidade. Nos próximos anos, os novos alunos terão a oportunidade de vivenciar todas as promessas desse período: ampliar os horizontes, conhecer pessoas de diferentes culturas, de diversos lugares do país e com personalidades distintas. Para quem ainda não foi aprovado, a UFSC também disponibilizará novas chamadas nas próximas semanas, com as vagas não preenchidas.

    Acompanhe mais informações no site do Vestibular 2019.

    Erick Souza / Estagiário de Jornalismo / Agecom / UFSC

    Imagens: Pipo Quint / Agecom / UFSC


  • Sala de estudo individual da BU reabrirá na próxima terça-feira, 15 de janeiro

    Publicado em 11/01/2019 às 11:45

    A Biblioteca Central da (BU/UFSC) informa que a partir das 13h30min desta sexta-feira, 11 de janeiro, a sala de estudo individual ficará fechada em função de atividade de dedetização. A reabertura será na segunda-feira, 14 de janeiro.

    Na próxima terça-feira, 15 de janeiro, a sala de estudo individual abrirá somente a partir das 10 horas. O fechamento se dará em função de atividade de lavação do piso que ocorrerá no primeiro horário.


  • Vestibular UFSC 2019: matrícula online deve ser feita até o dia 24 de janeiro

    Publicado em 11/01/2019 às 11:15

    A primeira etapa de matrícula para todos os candidatos classificados em 1ª chamada, seja pela classificação geral, seja por uma das modalidades de cotas da Política de Ações Afirmativas, dentro dos limites de vagas oferecidas para cada curso de graduação durante o Vestibular 2019 da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), é realizada on-line e deve ser feita do dia 21 até o dia 24 de janeiro de 2019. A divulgação do edital de 2ª chamada será dia 31 de janeiro de 2019 e a matrícula, também on-line, será recebida nos dias 31 de janeiro e 1 de fevereiro.

    A segunda etapa de matrícula será presencial (pessoalmente ou mediante procuração particular) e deverá ser realizada por todos os candidatos classificados que efetuaram a matrícula na etapa online, na 1ª e na 2ª chamadas, entre os dias 5 e 8 de fevereiro, das 8h às 12h e das 14h às 18h, nas coordenadorias dos cursos.

    Confira a Portaria Nº 010/PROGRAD/SAAD/UFSC 2018, que dispõe sobre as normas, o período e o local de realização da matrícula inicial dos candidatos classificados no Concurso Vestibular UFSC/2019.

    Faça aqui a sua matrícula (www.vestibular2019.ufsc.br)


  • Fazenda Experimental Yakult disponibiliza camarão para venda

    Publicado em 11/01/2019 às 11:07

    A Fazenda Experimental Yakult/UFSC,  localizada na cidade de Barra do Sul/SC, disponibiliza para venda 1.000 quilos de camarão com peso médio de 10 a 12 gramas e 150 quilos de camarão com peso médio de 17 gramas. As propostas deverão ser encaminhadas até as 12 horas do dia 15 de janeiro (terça-feira) para o e-mail 

    O camarão de 17 gramas deverá ser retirado no dia 17 de janeiro e os de 10 a 12 quilos a partir do dia 24 de janeiro. O camararão é excedente de pesquisa.

    A empresa compradora deverá disponibilizar gelo e caixas para os procedimentos de despesca e o pagamento deverá ser feito através de Guia de Recolhimento da União com data de vencimento para 15 dias a contar da retirada do peixe.

    Mais informações serão fornecidas por meio dos contatos  ou (48) 98422.1454, com Andreatta, coordenador da Fazenda.

     


  • Vestibular UFSC 2019: inscrições para reopção de curso devem ser feitas até 21 de janeiro

    Publicado em 11/01/2019 às 8:13

    A Comissão Permanente do Vestibular da Universidade Federal de Santa Catarina (COPERVE/UFSC) comunica a abertura do processo para preenchimento das vagas remanescentes do Vestibular UFSC/2019, por meio do sistema de reopção de curso. Podem se candidatar para a reopção os aprovados no Vestibular UFSC/2019 que não se classificaram em primeira chamada e que satisfaçam os pontos de corte (notas mínimas) especificados no anexo III do EDITAL 01/COPERVE/2019.

    Para realizar a reopção o candidato deverá acessar o site http://vestibular2019.ufsc.br/, no período de 11 a 21 de janeiro de 2019, preencher o formulário eletrônico de reopção e enviá-lo, via internet, para a Coperve/UFSC. A relação dos classificados no processo de reopção será divulgada no dia 25 de janeiro de 2019 também no site.

    Mais informações: http://vestibular2019.ufsc.br/


  • UFSC disponibiliza 1.930 vagas pelo Sisu: inscrições de 22 a 25 de janeiro

    Publicado em 10/01/2019 às 12:02

    A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) disponibiliza 30% das vagas de cursos de graduação a serem ocupadas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o que representa 1.930 vagas em 100 cursos nos campi de Araranguá, Blumenau, Curitibanos, Florianópolis e Joinville. Do total, 946 vagas são para a modalidade Classificação Geral e 984 para Ações Afirmativas.

    As inscrições serão realizadas de 22 a 25 de janeiro por meio da página do Sisu e podem participar candidatos que tenham realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2018. Até lá, o candidato pode pesquisar as vagas disponíveis de acordo com o seu curso de interesse. O resultado da chamada regular será dia 28 de janeiro e as matrículas de 30 de janeiro a 4 de fevereiro.

    O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação (MEC) no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Enem. O candidato poderá escolher até duas opções de curso, sendo possível alterar as opções durante as inscrições. Entenda como funciona o Sisu acessando a página http://sisu.mec.gov.br/como-funciona.
    Continue a leitura » »


  • UFSC na mídia: o perfil de quem é aprovado no vestibular

    Publicado em 10/01/2019 às 10:43

    Os editores da NSC, Cristian Edel Weiss e Maiara Santos, desenvolveram uma reportagem especial que analisa dados referentes aos vestibulares da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) através do projeto Caixa de Dados. O Caixa de Dados utiliza dados públicos para abordar histórias e análises referentes à realidade de Santa Catarina e do Brasil por meio de uma linguagem acessível e identidade visual.

    Neste material o leitor pode encontrar informações sobre a evolução de candidatos inscritos e classificados, como também o histórico de candidatos por vaga desde a década de 1970. Há, ainda, informações sobre o estado de origem dos candidatos aprovados de acordo com os cursos e a participação de mulheres e homens na prova.

    Confira a reportagem completa a seguir ou por meio do endereço eletrônico https://www.nsctotal.com.br/colunistas/caixa-de-dados/o-perfil-de-quem-e-aprovado-no-vestibular-da-ufsc.

    O perfil de quem é aprovado no vestibular da UFSC

    Por Caixa de Dados
    14/12/2018 – 12h16 – Atualizada em: 15/12/2018 – 11h28

    Arte: Maiara Santos. Disponível em https://www.nsctotal.com.br/colunistas/caixa-de-dados/o-perfil-de-quem-e-aprovado-no-vestibular-da-ufsc.

    Texto: Cristian Edel Weiss | Arte e visualização de dados: Maiara Santos

    A semana foi marcada pela maratona de provas do Vestibular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) 2019. Agora, a expectativa é pelo listão, que deve sair até a segunda quinzena de janeiro. No total se inscreveram 28.051 candidatos, que disputaram 4.555 vagas em 101 cursos. Neste ano, a média foi de 6,16 candidatos por vaga, a menor desde 2015, quando a universidade registrou procura de 4,96 concorrentes por cadeira disponível. Também é o mais baixo número de inscritos pelo menos dos últimos 10 anos.

    As mulheres se inscrevem mais, mas homens são mais aprovados; houve crescimento de estudantes de outros Estados; soma de egressos das escolas públicas tem aumentando, mas eles ainda são minoria. Confira os detalhes nos gráficos ao longo do post.
    Continue a leitura » »


  • Vestibular UFSC 2019: entenda a distribuição de vagas em ações afirmativas

    Publicado em 10/01/2019 às 10:21

    O vestibular 2019 da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) visa ocupar 4.555 vagas totais disponíveis em 101 cursos de graduação em cinco campi: Araranguá, Blumenau, Curitibanos, Florianópolis e Joinville, o que representa 70% das vagas. Desde o Vestibular 2008, por meio da aprovação da Resolução Normativa n° 008, a UFSC disponibiliza uma parcela de suas vagas para serem preenchidas por meio de ações afirmativas. Ao longo desses anos diversos aperfeiçoamentos foram realizados, tanto internamente como em nível nacional, principalmente após a aprovação da Lei 12.711 em agosto de 2012, chamada popularmente de Lei de Cotas.

    Das 4.555 vagas do vestibular, 2.260 são para ampla concorrência e as demais, 2.295, são destinadas a estudantes que cursaram o Ensino Médio integralmente em escolas públicas, o que representa 50% do total de vagas ofertadas. Esse recorte atende ainda aspectos de renda, autodeclarados pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiências (conforme previsto pelas Leis n° 12.711/2012 e n° 13.409/2016). Ao todo são oito opções de cotas em que o candidato oriundo de escola pública optou no momento da inscrição, sendo elas:

    Ampla Concorrência PAA – Escola Pública
    2260 Renda até 1,5 salário mínimo Renda superior a 1,5 salário mínimo
    PPI Outros PPI Outros
    deficientes Não deficientes deficientes Não deficientes deficientes Não deficientes deficientes Não deficientes
    144 282 201 544 141 279 199 505

    *PPI: autodeclarados pretos, pardos ou indígenas. Informações completas estão disponíveis no item 4 do Edital.

    A outra metade, que compreende 2.260 vagas, é de livre inscrição e os candidatos concorrerão na modalidade Classificação Geral. Francis Tourinho, secretária de Ações Afirmativas e Diversidades da UFSC, esclarece que o número de vagas disponíveis para as cotas é diferente em cada curso. “Por isso, é fundamental que o candidato verifique o Anexo I do edital para saber quantas vagas estão disponíveis no curso e na modalidade que ele quer cursar”.
    Continue a leitura » »


  • Vestibular 2019: UFSC anuncia resultados em clima de comemoração

    Publicado em 09/01/2019 às 14:18

    Mesa da solenidade de divulgação dos resultados do Vestibular UFSC 2019 com o presidente da Coperve, Olinto Varela Furtado; o pró-reitor de Graduação, Alexandre Marino Costa; o pró-reitor de Extensão e reitor em exercício, Rogério Cid Bastos; a vice-reitora Alacoque Lorenzini Erdmann; e a secretária de Ações Afirmativas e Diversidades, Francis Tourinho.

    A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), anunciou, na manhã desta quarta-feira, 9 de janeiro, os resultados do Vestibular 2019 durante uma coletiva de imprensa, na Sala dos Conselhos, prédio da Reitoria. Estavam presentes membros da comunidade universitária, jornalistas, candidatos e representantes de escolas e cursinhos. A solenidade contou com discursos, apresentação dos resultados e números do concurso, a premiação dos dez primeiros colocados e culminou com a liberação dos resultados no site do Vestibular 2019.

    Ao todo foram 28.042 inscritos, sendo 16.242 na classificação geral, 11.800 optantes pelas Políticas de Ações Afirmativas (PAA) e 1.135 candidatos por experiência. Houve 4.303 solicitações de isenção da taxa de inscrição concedidas. Ao todo, a UFSC ofereceu 4.555 vagas (70%) pela prova do vestibular e 1.930 (30%) pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), em 101 cursos/turnos distribuídos nos cinco campi – Florianópolis, Araranguá, Blumenau, Curitibanos e Joinville. 

    Olinto José Varela Furtado, presidente da Comissão Permanente do Vestibular (Coperve), foi o primeiro a falar na solenidade. O professor lembrou que passaram-se 49 anos desde o primeiro vestibular realizado pela UFSC, e destacou que “ainda que para alguns esta solenidade represente apenas um ato administrativo corriqueiro, talvez em decorrência da banalização e do desvio de foco das questões realmente importantes da educação brasileira, eu acredito que a divulgação dos resultados do vestibular de uma universidade de excelência como a UFSC, é sim um fato de grande relevância, que merece ser noticiado e comemorado. Os quatro mil novos alunos que hoje recebemos são potencialmente quatro mil profissionais que nossa sociedade espera e receberá com nova formação nos próximos quatro, cinco ou seis anos”, ressaltou. Olinto lembrou que foram cerca de três mil pessoas envolvidas na elaboração, aplicação e avaliação das provas e agradeceu toda a equipe envolvida e o apoio institucional que a Coperve recebeu durante a realização do concurso.
    Continue a leitura » »


  • Vestibular 2019: UFSC divulga lista de candidatos classificados

    Publicado em 09/01/2019 às 10:39

    A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por meio da Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) torna pública a lista de candidatos classificados ao Vestibular 2019. O Vestibular UFSC 2019 contou com 28.042 inscritos para preencher 4.555 vagas distribuídas em 101 opções de cursos nos cinco campi da UFSC, o que representa 70% das vagas totais.

    As 1.930 vagas restantes, que representam 30%, são ofertadas via Sistema de Seleção Unificada (SISU). As inscrições no Sisu serão realizadas de 22 a 25 de janeiro, no site http://sisu.mec.gov.br/, e usará como critério de seleção dos candidatos a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018.

    Resultados

    Boletim de Desempenho Individual

    Resultado Oficial

    Dados Gerais do Vestibular UFSC/2019

    Mais informações em http://vestibular2019.ufsc.br/dados-gerais-do-vestibular-ufsc2019/.

    Matrícula

    A matrícula online dos candidatos classificados em 1ª chamada serão realizadas de 21 a 24 de janeiro e as matrículas presenciais nos dias 5, 6, 7 e 8 de fevereiro diretamente nas coordenadorias dos cursos em que foram aprovados.

    Portaria Nº 010/PROGRAD/SAAD/UFSC 2018 – Dispõe sobre as normas, o período e o local de realização da matrícula inicial dos candidatos classificados no Concurso Vestibular UFSC/2019

    Acompanhe informações sobre chamadas e ingressos nos cursos de graduação da UFSC nos sites http://vestibular2019.ufsc.br/ e http://sisu2019.ufsc.br/.

     


  • Como lidar com a angústia e a reprovação no resultado do Vestibular

    Publicado em 09/01/2019 às 10:20

    O fim de ano é um momento de festas e comemorações para os brasileiros. Neste mesmo período também aguardam, ansiosos, os candidatos que prestaram provas em busca de uma vaga no ensino superior, seja ele público ou privado. Em algumas regiões, pais orgulhosos afixam em frente as suas casas faixas de parabéns que mostram o curso e a universidade em que os (as) filhos (a) irão estudar. Neste ínterim, os sentimentos dos candidatos se misturam entre ansiedade, pela espera do resultado, e alegria ou tristeza, quando ele é divulgado.

    Para falar sobre esse momento de espera, aprovação ou reprovação, a Agência de Comunicação da UFSC (Agecom) conversou com Ana Carolina Cruz, psicóloga e mestranda do Departamento de Psicologia da UFSC, atuante no Laboratório de Informação e Orientação Profissional (Liop).

    Nesta conversa, Cruz fala sobre o serviço de acolhimento existente na UFSC para a comunidade interna e externa, como lidar com a ansiedade e como se organizar caso o resultado do Vestibular não seja positivo.

    Agecom: Como lidar com a ansiedade na espera pelo resultado do Vestibular?

    Ana Carolina Cruz: Neste momento a pressão dos cursinhos, da escola, dos pais e amigos é muito grande e a ansiedade é inerente a esse processo. Por isso, é normal na espera se sentir ansioso e angustiado diante das incertezas, pois não se sabe se irá passar ou não. A questão é que a ansiedade não pode passar de um limite, um pouco é esperado, mas adoecer não é algo saudável. É importante ter momentos de lazer.
    Continue a leitura » »


  • Fazenda Experimental da Ressacada comercializa excedentes da ovinocultura

    Publicado em 09/01/2019 às 9:35

    A Fazenda Experimental da Ressacada, integrada ao Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Santa Catarina (CCA/UFSC), anunciou a lista de excedentes produzidos nas suas unidades de ensino, pesquisa e extensão para comercialização em janeiro de 2019. Atendendo a Portaria Normativa nº 68/2016/GR, que regulamenta essa atividade no âmbito da UFSC, torna pública a oferta para comercialização de excedentes da ovinocultura. O documento caracteriza como produção excedente os bens perecíveis e não perecíveis que não foram aproveitados pelas unidades universitárias e pelos órgãos suplementares. Os pesos dos animais são referentes à pesagem em 04 de janeiro de 2019. Deverá ser realizada nova pesagem no momento da efetivação da venda.
    Continue a leitura » »


  • Nota de pesar: falece servidor José Aderbal Marques, da Secretaria de Segurança Institucional

    Publicado em 09/01/2019 às 8:59

    A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) comunica com pesar o falecimento do vigilante José Aderbal Marques, 54 anos, servidor da UFSC desde 1985. Aderbal atuava na Secretaria de Segurança Institucional (SSI), na seção de Informações e Investigação, onde também era chefe de equipe. O servidor estava em tratamento contra um câncer e faleceu nesta terça-feira, 8 de janeiro.

    A comunidade universitária, em especial a equipe da SSI solidariza-se com a família enlutada. Aderbal está sendo velado no Cemitério Municipal, no Itacorubi, Capela F. O sepultamento ocorre nesta quarta-feira, às 14h.


  • Princípio de incêndio é controlado no Centro de Cultura e Eventos

    Publicado em 09/01/2019 às 8:58

    Na manhã de segunda-feira, 7 de janeiro de 2018, um incêndio de pequenas proporções atingiu as instalações do Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o caso ocorreu na praça de alimentação.

    Foto: SSI/UFSC

    Conforme o secretário, Leandro Luiz de Oliveira, a Secretaria de Segurança Institucional (SSI) da UFSC foi acionada e adotou os procedimentos necessários para contenção do incêndio. “O que aconteceu foi fogo em uma fritadeira elétrica, a segurança da UFSC fez a primeira contenção e acionamos os bombeiros para fazer a retirada da fumaça”, explicou o secretário.

    O responsável pela SSI ainda salientou que não ocorreram danos significativos ao prédio e ninguém ficou ferido. “É importante salientar que o sistema de combate a princípio de incêndio do Centro de Eventos funcionou, os extintores estavam carregados e o hidrante também foi utilizado”, destacou.

     


  • UFSC divulga resultado do Vestibular 2019 nesta quarta-feira, 9 de janeiro

    Publicado em 08/01/2019 às 12:23

    A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por meio da Comissão Permanente do Vestibular (Coperve), realiza nesta quarta-feira, 9 de janeiro, às 10 horas, na Sala dos Conselhos, Reitoria I do Campus Florianópolis, bairro Trindade, uma coletiva de imprensa para divulgar o resultado e os números do Vestibular 2019.

    O reitor em exercício e pró-reitor de Extensão Rogério Cid Bastos fará o anúncio em conjunto com o presidente da Coperve, Olinto José Varela Furtado. Serão apresentados os dados gerais do Vestibular 2019 como também a lista dos 10 primeiros candidatos classificados no concurso de acordo com o melhor desempenho em termos de acertos.
    Continue a leitura » »


  • UTI do HU não registra casos de infecção no uso de três dispositivos invasivos

    Publicado em 08/01/2019 às 12:22

    A Unidade de Tratamento Intensivo do Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago (HU/UFSC) não registrou casos de infecção relacionados ao uso concomitante de três dispositivos invasivos no mês de dezembro de 2018. O fato é resultado de uma série de trabalhos que vem sendo realizados dentro da UTI, sustentados pela metodologia proposta pelo Projeto Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil, iniciado em dezembro de 2017 no hospital.

    Segundo Isabel Canabarro, farmacêutica no HU, não foram registradas pneumonias associadas ao uso de ventiladores mecânicos, nem infecções urinárias relacionadas ao uso de sondas vesicais ou infecções primárias de correntes sanguíneas, associadas ao uso de cateteres venosos centrais. “Fechamos o ano com chave de ouro na UTI. Trata-se de um resultado mensal, mas que indica que estamos no caminho certo para atingir a meta do projeto, que visa reduzir em 50% a densidade de infecções na UTI até 2020”, explica ela, salientando que os resultados indicam que estão ocorrendo mudanças nos processos de trabalho que podem resultar em melhorias na assistência à saúde. 
    Continue a leitura » »


  • Pesquisadores propõem novo termo para representar a diversidade de fungos

    Publicado em 08/01/2019 às 11:49

    O professor Elisandro Ricardo Drechsler dos Santos, ligado ao Departamento de Botânica da Universidade Federal de Santa Catarina (Bot/CCB), faz parte da equipe de micólogos responsável pelo artigo propondo a independência do Reino Fungi das categorias “Fauna e Flora”. O artigo foi publicado no dia 18 de dezembro na revista da Associação Internacional de Micologia, apresentando o termo “Funga” para representar a diversidade dos fungos como um grupo equivalente e, ao mesmo tempo, autônomo à Fauna e à Flora.

    Segundo o professor a ideia de formalizar um termo para distinguir os fungos de plantas ou do grupo dos microrganismos surge da necessidade de reconhecimento dos fungos. O Reino Fungi têm se tornado mais popular, principalmente quanto a sua importância socioeconômica e socioambiental, na produção de alimentos, medicamentos, recuperação de área e etc. Do ponto de vista acadêmico, será útil no âmbito internacional, porque são poucos os programas de pós-graduação que tratam os fungos como um grupo separado da botânica. O Programa de Pós-graduação da UFSC, por exemplo, foi recentemente alterado e agora é apresentado como Biologia de Fungos, Algas e Plantas, para ser mais inclusivo e representativo.

    “É novo e é justo, porque tratar os fungos como plantas ou animais é uma falha grave. Não nos ocorreria dizer que os animais têm caule, nem que as plantas têm fígado (tradução livre)”, comenta a micóloga chilena fundadora da Fundación Fungi, Giuliana Furci. O grupo de pesquisadores acredita que com o pleno reconhecimento desses organismos, serão iniciadas mudanças substanciais nas políticas educativas e agrícolas, como a incorporação da micologia em assuntos de interesse nacional, como conservação, educação e proteção de habitats e de suas espécies.

    A publicação foi um esforço conjunto de argentinos, chilenos, brasileiros e o destacado micólogo estadunidense Donald H. Pfister, que propõem o termo Funga como o mais adequado, considerando dentre os demais argumentos, a possibilidade de leitura em várias línguas como “Fauna, Flora e Funga”, abreviado como ‘FF&F’. “É importante usar um termo simples, eufônico e paralelo ao que as pessoas já conhecem (tradução livre)“, mencionou o micólogo argentino Francisco Kuhar. O uso das 3F (Fauna, Flora e Funga) em assembleias internacionais como a União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) e a Convenção sobre a Diversidade Biológica das Nações Unidas (CDB), proporcionará uma base moderna para servir de referência a um dos maiores grupos de organismos na Terra.
    Continue a leitura » »


  • Inscrições abertas para estudantes participarem do Programa de Buddies Spring 2019

    Publicado em 08/01/2019 às 8:20

    Estudantes de graduação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Universidade do Estado de Santa catarina (Udesc) podem se inscrever para participar do Programa de Buddies da University Studies Abroad Consortium (USAC), instituição universitária, sem fins lucrativos, conveniada com a UFSC desde 2012. O tempo de permanência dos estudantes estrangeiros no Brasil será de 22 de janeiro a, aproximadamente, dia 15 de maio. O Programa de Buddies é uma iniciativa para conhecer outros estudantes e culturas, como também aprimorar o inglês na prática.

    Para participar é necessário que o estudante consiga se comunicar em inglês para ajudar o estudante estrangeiro com o português, ao mesmo tempo que melhora a sua fluência. Também, é fundamental se programar para participar de eventos programados pela USAC para o primeiro semestre (Spring) de 2019. Veja se você atende aos requisitos abaixo e faça a sua inscrição no endereço eletrônico https://goo.gl/forms/ZonwAKJp4G4w8ZFt2.

    – Tempo livre para se encontrar com o estudante da USAC com frequência,
    – Participar das atividades extras promovidas pela USAC,
    – Ser capaz de incluir o estudante em suas atividades sociais e ajudar o estudante estrangeiro a conhecer melhor a cultura local.

    O primeiro encontro com os estudantes da USAC está programado para ser realizado no dia 24 de janeiro, quinta-feira, às 16 horas, no Auditório da Reitoria da UFSC. No dia seguinte, sexta-feira (25), os participantes farão um tour pela Ilha de Santa Catarina, das 9 às 18 horas.
    Continue a leitura » »


  • Estudos sobre reabilitação são premiados em concurso internacional

    Publicado em 07/01/2019 às 9:51

    O Laboratório de pesquisa, ensino e tecnologia sobre saúde, enfermagem e reabilitação (Re Habilitar), vinculado em Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFSC), recebeu dois prêmios durante o Congresso Internacional de Enfermagem de Reabilitação (APER 2018), organizado pela Associação Portuguesa dos Enfermeiros Especializados em Enfermagem de Reabilitação e realizado de 6 a 8 de dezembro de 2018 na na cidade de Porto, em Portugal.

    O primeiro e o segundo lugar premiados na categoria Comunicações Livres – Concurso Internacional foram, respectivamente, com os trabalhos desenvolvidos pelo laboratório ‘Cuidade de Enfermagem de Reabilitação enquanto Processo Emancipatório’ e ‘Construção e Validação de Brinquedo para o Autocuidado da Criança Submetida a Gastronomia: um olhar da enfermagem de reabilitação’.
    Continue a leitura » »


  • Biblioteca Universitária da UFSC funciona em horário diferenciado

    Publicado em 07/01/2019 às 9:27

    A Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) funcionará em horário diferenciado até o dia 15 de fevereiro de 2019, quando se encerra o horário de verão na instituição. Os atendimentos nas unidades da BU serão das 7h30 às 13h30

    A sala de estudos individuais da Biblioteca Central está funcionando em horário diferenciado, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 20h, e nos sábados e domingos das 8 às 17 horas. O acesso é realizado, exclusivamente, pela porta lateral da Biblioteca.

    Já a Biblioteca Setorial do Centro de Ciências da Educação (BSCED) estará fechada no mês de janeiro de 2019 para realização de inventário do acervo. A reabertura será no dia 04 de fevereiro de 2019, segunda-feira.

    Acompanhe mais informações sobre a BU no site http://portal.bu.ufsc.br/ ou por meio do telefone (48) 3721-9310.
    Continue a leitura » »



cheap Ncs gymshark Yoga clothing free sex movie,mobile porn,gay movie,free porn movie,porno gratis,movie porno gratis. NCS NEWS web Japanese porn video,Asian porn video,Japanese porn movie,Asian porn movie,Europe and America porn video,Europe and America porn movie cheap Ncs off white Sportswear NCS European websites cheap Ncs hydro flask Water bottle cheap Ncs tumi backpack Ncs's News Ncs Shopping