Leia aqui o Jornal Económico desta semana

Leia todas as edições do Jornal Económico, na plataforma JE Leitor. Aproveite as nossas ofertas para assinar o Jornal Económico. Apoie o jornalismo independente.

Veja aqui a segunda parte do Fórum Capitalizar

Em debate estão os grandes desafios do financiamento das empresas portuguesas, que são fundamentais para as suas estratégias de inovação, crescimento e internacionalização.
Construtora portuguesa Lucios

Seguro de trabalho. Saiba quanto pode receber em caso de acidente

Todos os trabalhadores por conta de outrem têm direito a um seguro de acidentes de trabalho, incluindo os estagiários. Veja o que pode receber em caso de acidente.

Saiba quais são as nove dicas para reduzir o desperdício alimentar

Anualmente são desperdiçadas 88 milhões de toneladas dos alimentos produzidos na União Europeia, de acordo com os dados divulgados pela Comissão Europeia.

Simule se pode poupar no IMI depois da subida do preço por metro quadrado

O aumento do valor de construção pode reduzir a poupança em 2%. Mesmo assim, como a idade da casa não é atualizada automaticamente, pode estar a pagar 5% de IMI a mais, no mínimo.

Estes são os 20 aeroportos onde os voos são mais pontuais

Segundo um estudo da Liga da Pontualidade da OAG, divulgado esta quinta-feira pela Skycop, o aeroporto de Madrid é o melhor das cidade europeias, com uma ‘on time performance’ de 79,16%.

Ano Novo, calendário novo (e grátis!)

Um calendário de marketing e redes sociais é a surpresa que a E-goi preparou para receber 2019 da melhor maneira.

Agora em português, basta um minuto para se tornar investidor

Saiba como se tornar um investidor à escala mundial e gerar rendimentos. Basta um minuto e é tudo em português.

Ano novo, casa nova? Sim!

Um especialista em crédito habitação pode fazer a diferença na hora de comprar casa. Explicamos-lhe porquê.
Mais artigos

Défice de 2018 deve ficar abaixo das estimativas do Governo, diz CFP

O Governo português e Bruxelas acreditam que o défice do ano passado se deve fixar em 0,7% do Produto Interno Bruto (PIB), enquanto o Conselho de Finanças Públicas aponta para um défice de 0,5% do PIB.

Impostos contribuíram em 90% para a aceleração da receita fiscal em 2018

O relatório do Conselho de Finanças Públicas (CFP) revela que o crescimento da receita das administrações públicas ficou acima do esperado pelo Ministério das Finanças, tendo a receita fiscal e contributiva sido responsável por cerca de 90% desta evolução.

“Estamos numa fase diferente da vida empresarial e o investimento começa a dar sinais de retoma”, diz António Saraiva

Presidente da CIP defendeu a importância de estabilidade legislativa, fiscal e laboral para as empresas. No entanto, salientou que o tecido empresarial português tem procurado novos mercados.

Crédito vencido disparou 522% entre 2007 e 2015 e é um entrave ao crescimento do investimento nas empresas

Em 2007, o crédito vencido era de 1.487 milhões de euros e disparou 522% até atingir o pico em 2015, ascendendo aos 12.537 milhões. António Ramalho disse que enquanto o crédito vencido se mantiver muito elevado, será difícil para a banca financiar investimento nas empresas.

Adversários de Rui Rio exigem voto secreto da moção de confiança no Conselho Nacional do PSD

Com o partido dividido, a forma de votar a moção de confiança apresentada pelo presidente Rui Rio poderá ser decisiva. Mota Amaral vai avançar com requerimento para que a votação seja feita de braço no ar. Menezes enviou carta a Mota Pinto defendendo o voto secreto para que não “fiquem suspeitas sobre as pressões”. E Relvas defende presença de Montenegro.

Governo estima que despesa do SNS tenha atingido 10 mil milhões de euros em 2018

“Entre 2015 e 2018 a despesa corrente primária da Administração Central aumentou 1.745 milhões de euros, tendo a despesa do SNS representado 1.042 milhões de euros daquele valor”, refere o Ministério das Finanças e o da Saúde.

Governo confirma subida das pensões até 1,03%

O diploma que atualiza o valor anual do Indexante dos Apoios Sociais para 435,76 euros foi publicado esta quinta-feira em Diário da República.

REIT vão poder entrar na promoção imobiliária

O diploma do Conselho de Ministros, a que o “Jornal de Negócios” teve acesso, mostra que o objetivo é que as REIT tenham para outras formas de exploração económica, como projetos de construção e de reabilitação

Portugal com menor taxa de inflação da União Europeia em dezembro

Portugal registou em dezembro último a mais baixa taxa de inflação anual (0,6%) no conjunto dos 28 Estados-membros, tendo os preços aumentado 1,6% na zona euro e 1,7% na União Europeia, segundo o Eurostat.

Siemens controla a partir de Portugal painéis solares instalados em África

Levar energia às populações mais empobrecidas do mundo, como as comunidades remotas do continente africano, exige inovação e uma abordagem pensada nas necessidades prementes destas pessoas. Fornecer energia em África não é o mesmo que fornecer energia no ocidente, mas há pontos em comum.

PremiumGSi. Um acrónimo que se adapta espantosamente bem ao Insignia

Procurar saber se há carros bons ou maus não faz sentido. É mais correto procurar saber se são bons ou muito bons. E o Opel Insignia GSi Biturbo de dois litros responde a todas as exigências.

PremiumCES Las Vegas: As novidades tecnológicas que vão marcar o mundo

Carros autónomos, robôs, televisões mais poderosas, assistentes de voz, casas inteligentes e 5G. A maior feira de tecnologia do mundo, a CES, já arrancou em Las Vegas, e mostra ao mundo quais são as novidades que vão mudar a vida das pessoas e das empresas.

PremiumUm ano de Rui Rio no PSD: liderança com pouco sumo está a ser muito espremida

Começou o ataque ao poder no PSD. Após um ano à frente do partido, marcado por umasucesão de polémicas, Rui Rio enfrenta forte contestação interna e Luís Montenegro deverá mesmo avançar para uma candidatura à liderança em ano de muitas eleições.

PremiumTim Cook: o “parceiro” que Jobs deixou à frente da ‘maçã’ enfrenta um novo desafio

A gigante de Cupertino anunciou esta semana uma revisão em baixa dos números para o último trimestre, com as vendas do iPhone na China a penalizarem as receitas. Para ultrapassar o desafio, a Apple conta com um CEO pragmático que durante anos implementou a ambiciosa e criativa visão do fundador da empresa.

Nova dieta global pode preservar o planeta e salvar 10 milhões de vidas

Se a nova dieta for adotada globalmente, entre 10,9 a 11,6 milhões de mortes prematuras poderão ser evitadas a cada ano – o que equivale entre 19% a 23,6% das mortes entre adultos. Uma redução no sódio e um aumento nos grãos integrais, nozes, vegetais e frutas contribuirão para a prevenção de mortes, de acordo com um dos modelos do relatório.

IRS automático chega a contribuintes com PPR

Esta medida faz parte do Programa Simplex+, lançado pelo XXI Governo Constitucional com o objetivo de fortalecer, simplificar e digitalizar a Administração, tornando-a mais eficiente e facilitadora da vida dos cidadãos e das empresas.

Estes são os 20 aeroportos onde os voos são mais pontuais

Segundo um estudo da Liga da Pontualidade da OAG, divulgado esta quinta-feira pela Skycop, o aeroporto de Madrid é o melhor das cidade europeias, com uma ‘on time performance’ de 79,16%.

Patrícia Martins: “Temos uma sociedade estruturada na exploração do trabalho das mulheres, gratuito e invisibilizado”

Ativista da Rede 8 de Março que está a organizar a Greve Feminista em Portugal sublinha que “há problemas sérios de desigualdade, exploração e opressão” das mulheres, com epicentro na “violência e justiça machista”. E antecipa: “Se nós pararmos, o mundo pára também”.

Ascenso Simões: “Toda a regulação deve ser repensada e a maior urgência é o Banco de Portugal”

Antigo administrador da ERSE, Ascenso Simões acaba de publicar um livro intitulado “Regulação e Supervisão em Portugal”. Descreve um cenário de arcaísmos, disfunções, vazios e impreparações. Desde o Banco de Portugal que “é a entidade mais arcaica e mais impenetrável que existe em Portugal”, até à Autoridade da Concorrência que “só trata de coisas menores”.

A extrema-direita aqui tão perto: Vox entra no Parlamento da Andaluzia

“Espanhóis primeiro”, defende o Vox, traduzindo-se na deportação de imigrantes, construção de muros na fronteira com Marrocos, proibição do aborto e do casamento homossexual, revogação da lei de violência de género, entre outras bandeiras políticas.

Cuatrecasas apoia Indico Capital Partners na criação do fundo de 46 milhões de euros

A Cuatrecasas, Gonçalves Pereira prestou assessoria jurídica à Indico Capital Partners no lançamento do seu primeiro fundo de investimento em capital risco, com mais de 46 milhões de euros – comprometidos por investidores de oito países diferentes –, para investir em startups tecnológicas.

Açores atribui três milhões de euros para terceira tech island

A estratégia contempla um hub tecnológico que terá como objetivo atrair empresas na área das tecnologias da informação e comunicação (TIC) que se queiram deslocalizar ou iniciar novas funções. Está ainda previsto a disponibilização de infraestruturas para fixar empresas e de habitação para colaboradores deslocados.

Siemens Portugal lança nova tecnologia de análise de dados de tráfego

A utilização desta solução, que recorre à utilização de ‘drones’, já está disponível no mercado nacional e está a ser equacionada por países como a Alemanha, Polónia ou Suíça. O sistema nasceu de uma maratona de programação, sendo que a equipa contou também com a colaboração da ‘startup’ portuguesa Pixair.

Governo afasta presidente do Hospital de Santa Maria

O Governo vai substituir o presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Lisboa Norte, confirmou hoje o próprio à agência Lusa.

Enfermeiros confirmam greve de quatro dias após falhanço nas negociações com ministra

Paralisação já estava pré-convocada e vai avançar, na próxima semana, com um dia de greve em cada região de portugal. Ministra diz que reivindicações dos sindicatos custariam mais de 500 milhões de euros.

Governo contraria Tribunal de Contas e garante que despesa com SNS subiu 12% face a 2015

A despesa efetiva do Serviço Nacional de Saúde terá atingido em 2018 cerca de 10 mil milhões de euros, um crescimento de 12% face a 2015, segundo dados do Governo em contraponto a um relatório do Tribunal de Contas.

Um feito inédito: cientistas criam em laboratório vasos sanguíneos humanos funcionais

Cientistas criaram em laboratório vasos sanguíneos humanos funcionais, um feito inédito que pode ajudar no estudo e tratamento de doenças como a diabetes.

A melhor dieta para a saúde das pessoas e do planeta, segundo os especialistas

Alimentar os 10 mil milhões de pessoas do planeta em 2050 só será possível com uma dieta sustentável, reduzindo para metade o consumo de carne vermelha e açucares e duplicando o uso de frutos secos, legumes e fruta, defende um estudo hoje divulgado.

Legalização da canábis para fins recreativos vai hoje a votos. Ordem dos Farmacêuticos é contra

Os projetos de lei do PAN e BE sobre uso recreativo de canábis, que são discutidos no parlamento na quinta-feira, pretendem tornar Portugal no terceiro país com legislação aprovada nesse sentido, depois do Uruguai e do Canadá.

Rendas de escritórios deverão aumentar em toda a Europa

Os valores das rendas de escritórios deverão aumentar em toda a Europa no ano 2019, numa média de 3,4% em relação ao ano anterior.

Vilamoura World deu início à construção do Central Vilamoura

O Central Vilamoura, condomínio residencial fechado, localizado no centro de Vilamoura, já iniciou as obras de construção das 80 casas, para serem entregues no 2º trimestre de 2020.

BPI e BEI criam simulador para projectos de eficiência energética

O BPI é pioneiro, em Portugal, no lançamento de um instrumento financeiro de apoio à eficiência energética através da assinatura, com o Banco Europeu de Investimento.

Habitat Invest assume-se como grande promotora em 2019

São 14 projectos, numa área total de construção de 70 mil metros quadrados e um investimento previsível que ascende aos 246 milhões de euros.

82,6 milhões de turistas visitaram Espanha em 2018

82,6 milhões de turistas visitaram o país vizinho em 2018, um novo máximo histórico, mais 818.000 que no ano anterior, o que correspondeu a um aumento de 0,9%.

Macau: preços do imobiliário devem cair até 10% em 2019

Os preços do imobiliário residencial e comercial em Macau deverão sofrer este ano uma correcção em baixa até 10%, tanto no segmento habitacional como no comercial.

PremiumPlano de contingência só no quadro da União Europeia

O impacto do Brexit nas exportações portuguesas será muito significativo, diz a CIP. Mas é na União Europeia que se concentra a capacidade negocial.

PremiumPNI 2030 aguarda voto dos deputados

O novo plano de investimentos que o Governo levou ontem a Conselho de Ministros e quer aplicar entre 2021 e 2030 já está no Parlamento.

PremiumRui Silveira e Ricardo Salgado recorrem da condenação

Depois de Ricardo Salgado, também Rui Silveira, um dos condenados no âmbito do processo relacionado com o BESA, vai recorrer da decisão.

PremiumPLMJ reforça proteção e Ordem dos Advogados repudia ataque “inaceitável”

Servidores informáticos da PLMJ foram alvo de pirataria e documentos confidenciais expostos na Internet. PJ está a investigar.

PremiumQuem é o novo dono da Universidade Europeia e IPAM

O ‘private equity’ que comprou os ativos da Laureate em Portugal e Espanha tem operação no país vizinho. A educação não é o seu forte e esteve na corrida pela Tranquilidade.

PremiumGSi. Um acrónimo que se adapta espantosamente bem ao Insignia

Procurar saber se há carros bons ou maus não faz sentido. É mais correto procurar saber se são bons ou muito bons. E o Opel Insignia GSi Biturbo de dois litros responde a todas as exigências.
Últimas

FC Porto assegura que não comprou emails do Benfica

‘Dragões’ reagiram em comunicado à detenção do alegado ‘hacker’ Rui Pinto. Garantem que não pagaram qualquer valor para ter acesso a informação confidencial do Benfica.

Polémica de 1 minuto e 48 segundos: Como a nova campanha da Gilette se tornou viral

Objetivo do anúncio, intitulado de “We Believe” passa por abordar “ações tipicamente associadas à ‘masculinidade tóxica’”, que também inclui intimidação e eliminação da desculpa “boys will be boys” por comportamentos inaceitáveis. Veja aqui o vídeo.

BlackRock diminui participação na Galp

BlackRock diminuiu a participação indireta nos direitos de votos da Galp.

Governo substitui presidente do Hospital de Santa Maria

Presidente do Centro Hospitalar e Universitário de Lisboa Norte, Carlos Martins, será substituído à frente da instituição que gere um dos maiores hospitais do país.

Navigator sobe 4% e segura bolsa lisboeta. Praças europeias em queda.

Lisboa em contra-ciclo fecha no verde. A Navigator subiu depois de ter informado que adquiriu ações próprias, passando a ser detentora de 0,243% do respetivo capital social. O Brexit continua a penalizar os mercados europeus.

Unicórnio alemão vai instalar-se em Matosinhos e procura programadores e engenheiros

Depois de chegar ao Porto em 2017, a “rede social do trabalho” Xing, cuja sede é em Hamburgo, vai inaugurar um novo escritório em Matosinhos já no início de fevereiro.
Ver mais artigos

NCS European News Web cheap Ncs anello backpack Ncs Shopping Ncs National news NCS NEWS web NCS European websites Ncs's News cheap Ncs fjallraven backpack cheap Ncs swissgear backpack cheap Ncs tumi backpack